QUEM SOMOS

A SOMAR

Fundada em 2010 pelos produtores culturais Sônia de Paula e Marcelo Aouila, a Somar Ideias foi criada com o objetivo de somar as forças individuais para criar e produzir projetos culturais de relevância.

Os projetos desenvolvidos com parceiros da iniciativa pública e privada em diversos setores, alcançaram um público de 75 mil pessoas em mais de 23 cidades brasileiras de norte a sul do país, agregando aos clientes a geração de uma mídia espontânea estimada em mais de 18 milhões de reais, contemplando acessibilidade, democratização, responsabilidade social, capacitação e promoção da cultura.

HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO

Marcelo e Sônia se conheceram no Rio de Janeiro, em 1992, num ensaio do ator que seria o personagem “Ronald Mc Donalds” na inauguração da loja de fastfood em Juiz de Fora. Desde então mantiveram contato. Por ter formação em engenharia civil, Marcelo foi trabalhar na fábrica de cenários da Tv Globo em 1997. Neste mesmo ano, Sônia, atriz, gravava “A Indomada”. Com a experiência em criação e construção de cenários, Marcelo fez sua primeira maquete para uma peça da Sônia, “A Cigarra e a Formiga”. Dali em diante, os contatos, antes esporádicos, se transformaram em discussões para possíveis parcerias entre os dois. Que se concretizou, em 1999, numa curta tournée da peça “O Casamento de Dona Baratinha”. A partir daí, produziram outras peças e viajaram para inúmeras cidades do Brasil, sempre levando alunos de escolas para assistirem aos espetáculos. Começaram a perceber sobre a leitura das crianças e acompanhar estudos que indicavam um país que pouco lê. Observaram a necessidade de incentivar a leitura além das peças de teatro. Foi então que, em 2009, inscreveram o projeto “Lê Pra Mim?” em um edital cultural. Ao observar o sucesso e os resultados sociais alcançados com este projeto, decidiram abrir a Somar Ideias em 2010.

QUEM SOMOS?

Sônia de Paula - Com 50 anos de carreira, atuou como atriz em diversos programas de televisão, como nas novelas “Estúpido Cupido”, “A Patota”, “Lua Cheia de Amor”, “A Indomada”, “Caras e Bocas”, entre outras, e também em “Chico Total”, “Os Trapalhões”, “Viva o Gordo”, “Os Normais”, “Sítio do Picapau Amarelo” e “Procurando Casseta e Planeta”. Atuou como coach do elenco infantil da novela “Alma Gêmea”. Produziu o CD “No Mundo Encantado da Tabuada” com músicas de Thereza Tinoco ensinando a tabuada através da música. Produziu 9 peças, sendo 6 infantis: “O Casamento de Dona Baratinha”, que ficou 18 anos em cartaz rodando o Brasil 3 vezes, “A Cigarra e a Formiga”, “Libel e seu Palhacinho”, “O Patinho Feio”, “Uma Professora Muito Maluquinha” e “Rapunzel”; e as peças adultas “As Moças do Segundo Andar”, “Os Aposentados” e “Um Piauiense no Rio de Janeiro”.

Marcelo Aouila - Autor de 8 livros, dos quais 5 para adultos e 3 infantis. Autor de 3 peças de teatro encenadas. Formado em engenharia civil pela UFRJ em 1997, com passagem pela fábrica de cenários e produção de cenografia em diversos programas da Tv Globo. Lançou-se na produção teatral, em 1999, e desde então já produziu 16 peças, sendo 11 adultas e 5 infantis. Suas produções incluem, além de peças, séries de shows musicais, como “Com Você Perto de Mim” (CCBB Rio), “As Belas Tardes” (CCBB SP) e “As Cantrizes” (SP e RJ). Atuou como cenógrafo em 21 espetáculos, sendo 14 adultos e 7 infantis, além dos cenários para shows musicais das cantoras Isabella Taviani e Dani Carlos. Idealizou e produziu a “Exposição Caymmi 100 anos” em homenagem ao centenário do compositor Dorival Caymmi. Em 2020, com sua experiência de leitura para crianças, criou a oficina “Como Ler para Crianças”, exibida gratuitamente durante a pandemia para que os pais pudessem entreter seus filhos em casa.



OBJETO SOCIAL - Associação cultural sem fins lucrativos com as seguintes finalidades: culturais, educativas, recreativas, sociais, ambientais, produção e promoção de eventos culturais; realização de apresentações culturais de grupos visando sua auto-sustentação, bem como esportivos de toda natureza pedagógica e comunitária, tradução e intérprete, difusão de atividades culturais e científicas, realização de pesquisa, conferências, seminários, cursos, treinamentos, editar publicações e gravações de vídeos, CDs no campo ambiental, educacional, sociocultural, agenciamento artístico, técnico, cinematográfico e teatral.

MISSÃO - Desenvolver e produzir projetos culturais incentivando todas as formas de ações culturais, com o intuito de que tenham um olhar crítico por meio da cultura.

VALORES - Com ética, cidadania, diversidade de pensamento, qualidade e simplicidade da informação podemos construir uma sociedade melhor.

VISÃO DE FUTURO - Ser referência em projetos culturais de qualidade na região onde atuamos (RJ). Queremos desmistificar a palavra cultura como algo elitizado, mostrando que toda expressão artística é cultura e, portanto, pode e deve ser usufruída por todos.

MARCOS

2010 
Fundação
Lançamento do projeto “Lê Pra Mim?” no Rio de Janeiro. 
Primeiro grande patrocinador: Correios. 
Lançamento da peça “A Secretária do Presidente” no Rio de Janeiro e apresentações em Ribeirão Preto, Uberaba, Salvador e Brasília.

2011
"Lê Pra Mim?” é apresentado em São Paulo capital.

2012
"Lê Pra Mim?” chega às cidades de Salvador e Belém.

2013
Lançamento da peça “Barrinho, o Menino de Barro”.
Reconhecimento: Prêmio Braskem de melhor espetáculo infanto-juvenil de 2013, em Salvador, na Bahia para a peça “Barrinho”. 
Salvador passa a ser a cidade que mais recebe projetos depois do Rio de Janeiro.
2014 
Lançamento do sarau literário “Cora e Adélia” no Rio de Janeiro e apresentações em Juiz de Fora, São Paulo e Fortaleza.
Lançamento de “As Cantrizes” em São Paulo.
Lançamento da “Exposição Caymmi 100 anos” em São Paulo.
“Barrinho” é apresentado em Camaçari.

2015 
“Lê Pra Mim?” chega a Teresina, São Luís, Belo Horizonte e Porto Alegre.

2016 
“As Cantrizes” é apresentado no Rio de Janeiro.

2017 
“Lê Pra Mim?” é apresentado a São Luiz e Maceió.

2018 
“Cora e Adélia” é exibido em Academias Literárias de Salvador, Maceió, São Luiz, Teresina e Fortaleza.

2019 
“Lê Pra Mim?” é apresentado em Cuiabá e Manaus.

2020 
Lançamento de “A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros”. Um ano desafiador. Com a Pandemia a empresa suspendeu as atividades dos projetos aproveitando o momento para se avaliar, reinventar, renovar e transformar. Nossos projetos iniciaram uma fase de adaptação, integração e renovação tendo por base um novo planejamento estratégico para o negócio. Estudos evidenciaram novas necessidades, meios, públicos, possibilidades e horizontes sinalizando o início de uma nova e desafiadora fase para a empresa. Iniciamos um profundo processo de gestão.

CONTATOS

O e-mail abaixo é o canal de contato e comunicação com a empresa produtora.

Toda consulta, solicitação de orçamentos, denúncia, reclamação e elogios serão lidos e respondidos com até 24h de prazo.

e-mail: somarideias@gmail.com

Um comentário: